A Origem da Família |
|
![]() |
O emblema da fam├¡lia FANKHAUSER j├í inclu├¡a, em 1746, a figura de um arado, o que mostra que a voca├º├úo para a agricultura j├í a acompanha de longa data. Historicamente, tem-se conhecimento da exist├¬ncia da fam├¡lia j├í na Idade M├®dia, por volta de 1200, onde seus componentes habitavam a regi├úo de Berna, na Sui├ºa, mais especificamente Fankhaus, situada entre os vales do Emmenthal e Simmenthal. A vinda ao Brasil se d├í em 1937, quando o Sr. Friedrich percebe a imin├¬ncia da explos├úo de um novo conflito armado na Europa, pois os dircursos pol├¡ticos estavam inflamados. Apesar de seu pa├¡s de origem, a Sui├ºa, manter-se neutro, o patriarca pretendia evitar a repeti├º├úo do passado recente, quando da Primeira Guerra Mundial. O Sr. Friedrich trouxe ao Brasil a esposa e seus 7 filhos, estabelecendo-se primeiramente em Curitiba, Estado do Paran├í. No ano de 1948 transferem-se para a cidade de Tuparendi, interior do Estado do Rio Grande do Sul, onde a├¡ instalam uma oficina de consertos diversos. Toda a fam├¡lia trabalha unida e, alguns anos ap├│s, passam a fabricar esquadrias met├ílicas. |
Primeiros Produtos
|
|
![]() |
Por volta de 1960, demonstrando seu pioneirismo, projetam e passam a produzir ferramentas manuais. Por├®m, um acordo governamental entre Brasil e Jap├úo permite que sejam importadas ferramentas daquele pa├¡s, sem impostos. Isso faz com que a produ├º├úo local seja interrompida, ocorrendo um duro rev├®s para a empresa, que havia investido seus recursos no projeto. Na ├®poca, a fam├¡lia j├í operava com com├®rcio de implementos agr├¡colas, onde a┬áempresa chamava-se Irm├úos FANKHAUSER Ltda. Seu g├¬nio inventivo, por├®m, os leva a produzir uma pequena plantadora adubadora de tra├º├úo animal, no ano de 1961, a qual vem a tornar-se o carro chefe do crescimento da empresa na d├®cada. A pequena plantadora acompanha e ├® tamb├®m protagonista da expans├úo da cultura da soja e da melhoria do padr├úo de vida do produtor rural na regi├úo. Esta prosperidade incentiva a FANKHAUSER a desenvolver novos produtos, como a segadora (foto ao lado) e tamb├®m uma trilhadeira, al├®m de outros. Por├®m, com a ascens├úo das colheitadeiras, estes projetos foram abandonados, ao que a empresa volta-se para o desenvolvimento de semeadoras maiores, de modo a atender ├á crescente demanda, devido ├á expans├úo das ├íreas de plantio. Assim, em meados da d├®cada de 60, a FANKHAUSER responde aos anseios de maior produtividade na regi├úo, lan├ºando uma semeadora-adubadora de 9 linhas de plantio, tracionada por animais. |
Chega a Mecanização à Lavoura
|
|
![]() |
Ao final da d├®cada de 60, a FANKHAUSER lan├ºa sua primeira semeadora tracionada a trator. Tratava-se da Semeadora Adubadora modelo IF 13, que veio a tornar-se o grande sucesso de vendas da empresa nos anos 70 e 80. Milhares dessas m├íquinas foram comercializadas. Certamente, em alguma fase da vida, a grande maioria dos produtores de gr├úos deste pa├¡s j├í possuiu uma. A partir deste modelo, outros foram desenvolvidos, constituindo-se, ent├úo, a linha IF. Essas m├íquinas sofreram evolu├º├Áes significativas no decorrer do tempo. A partir do grande sucesso obtido pelas semeadoras IF, iniciam-se as exporta├º├Áes, atingindo pa├¡ses como o Paraguai, Argentina, Uruguai, Chile e Am├®rica Central. Alguns desses pa├¡ses continuam com esta parceria at├® os dias atuais, como a empresa Setac SRL do Paraguai desde os anos 70, Dercomaq S.A do Chile e Chelir S.A do Uruguai desde os anos 90. A FANKHAUSER pretende manter-se ao lado do produtor rural al├®m do per├¡odo de semeadura e, para isso, lan├ºa uma linha de capinadeiras, a qual ├® sucesso de vendas enquanto reina o sistema de plantio denominado convencional. Tamb├®m vieram os distribuidores de ur├®ia para milho.
A vez do plantio direto A Fankhauser foi uma das empresas pioneiras na criação de máquinas para plantio direto. Em 1983, projetou os modelos MST 15.6 e 19.7. Logo após, segue-se a primeira linha de semeadoras com rodas articuladas, a MST-A, o que possibilitou o plantio de arroz sobre taipas, ampliando sobremaneira os níveis de produtividade daquela cultura. A partir de então, as linhas de máquinas para plantio direto foram se sucedendo e novos fabricantes foram surgindo. Nos orgulhamos muito de termos sido copiados por vários fabricantes que surgiram a partir daí. |
Hoje em Dia
|
|
![]() |
Alguns momentos significativos na evolução da FANKHAUSER:
|
Grunder Fankhauser
GRUNDER Fankhauser: tradição incomparável para revolucionar o agro
A indústria agrícola recebe com entusiasmo a notícia do surgimento de uma nova empresa fabricante de máquinas agrícolas que promete revolucionar o mercado.
Unindo suas experiências no ramo metal-mecânico e no mercado de equipamentos agrícolas à trajetória no agro, os quatro sócios da GRUNDER trazem de volta os produtos da gigante que foi líder no setor e que, após um período de inatividade, está pronta para retomar sua posição de destaque sob nova direção.
A Fankhauser S.A., empresa brasileira reconhecida por sua produção de equipamentos agrícolas com qualidade e facilidade de manuseio, conquistou a admiração dos produtores rurais em toda a América do Sul ao longo de décadas.
Assim, a GRUNDER Fankhauser surge como uma forc╠ºa impulsionadora, trazendo consigo a esse╠éncia imuta╠üvel que encantou clientes por mais de 60 anos. ÔÇ£A aquisic╠ºa╠âo da Fankhauser e╠ü um marco importante para a GRUNDER. Estamos comprometidos em preservar a tradic╠ºa╠âo e a qualidade pelos quais a Fankhauser era conhecida, ao mesmo tempo em que introduzimos tecnologias de ponta para atender a╠Çs demandas do mercado atual”, afirma Edio Anto╠énio Papalia, so╠ücio da empresa.
Com uma visa╠âo voltada para as necessidades do homem do campo, a empresa tem como missa╠âo oferecer as melhores soluc╠ºo╠âes para o desenvolvimento da agricultura. Com fa╠übrica em Tuparendi – RS, se encontra em processo de revitalizac╠ºa╠âo, com a instalac╠ºa╠âo de novos equipamentos e a reorganizac╠ºa╠âo de processos produtivos.
Alinhada com o contexto do Agro 4.0, a GRUNDER surge comprometida com tecnologia de ponta, atendendo aqueles que trabalham no agronegócio e buscam tranquilidade e rentabilidade em suas operações.
Um exemplo é a nova Plantadora/Adubadora 5030, que está prestes a ser relançada no mercado ainda mais moderna, versátil e precisa ao atender os mais diversos tipos de solo com modelos de 6 a 9 linhas, proporcionando ao produtor alta produtividade com simplicidade e segurança. Além disso, a sua gama de opcionais permitirá um plantio uniforme em qualquer terreno.
ÔÇ£Nosso nego╠ücio tem como principal objetivo contribuir com o produtor rural nesta nobre missa╠âo de alimentar o mundo, porque tudo comec╠ºa, de fato, quando a semente toca a terra. Nosso portfo╠ülio de produtos, ale╠üm das plantadeiras, incluira╠ü semeadoras e pulverizadores.ÔÇØ – ressalta Valdecir Avrella, tambe╠üm so╠ücio do nego╠ücio.